Em lance de sorte, Brennan Johnson foi o herói dos Spurs em Bilbao
A espera acabou: o Tottenham voltou a ganhar um título após 17 anos, nesta quarta-feira (21), ao vencer o rival inglês Manchester United por 1 a 0 na final da Europa League 2024/25, em Bilbao, na Espanha.
O herói do título foi o galês Brennan Johnson, que marcou o gol da vitória aos 42 minutos do primeiro tempo, em um lance de sorte, que contou ainda com desvio providencial de Luke Shaw, do United, a UEFA deu o gol para o jogador dos Spurs.
Outro herói foi o holandês Micky van de Ven. O zagueiro cortou em cima da linha, de forma acrobática, uma finalização de Hojlund, já na etapa final, e evitou o gol do empate dos Red Devils.
Um título e uma vaga após muito sofrimento
Com a vitória no estádio San Mamés, o Tottenham consegue uma inesperada vaga na Champions League 2025/26, após uma temporada desastrosa na Premier League.

Os Spurs, comandados pelo técnico australiano Ange Postecoglou, podem terminar a liga nacional na 17ª posição, a última antes da zona de rebaixamento. Se fosse no Brasileirão, o time londrino estaria rebaixado. O Manchester United, por sua vez, ocupa a 16ª colocação.
A redenção de Son
O triunfo na Europa League dá fim a longos jejuns do Tottenham. O último título como um todo havia sido em 2008, uma Copa da Liga Inglesa. Em termos europeus, 41 anos se passaram desde o último troféu dos Spurs.
A taça também marca a passagem de um ídolo pelo clube. O sul-coreano Heung-min Son, que está no Tottenham há dez anos, finalmente vence um título pelo clube do Norte de Londres.
Son esteve, inclusive, na sofrida derrota na final da Champions League 2018/19, quando os Spurs perderam a decisão para o Liverpool, em Madri.

Primeira conquista europeia de Richarlison encerra jejum de títulos no continente
Antes da final em Bilbao, Richarlison somava três títulos na carreira: dois com a seleção brasileira e um pelo Fluminense. Pela Seleção, venceu a Copa América de 2019 com o time principal e conquistou o ouro olímpico em Tóquio, com a equipe sub-23. Pelo clube carioca, levantou a Primeira Liga, em 2016.
Além disso, desde sua chegada à Europa, em 2017, o atacante ainda não havia conquistado nenhum troféu. Atuou por Watford e Everton sem títulos, e buscava sua primeira glória com o Tottenham, onde chegou em 2022. O título da Europa League 2024/25 encerra, enfim, esse longo jejum.
– Acho que muitos se perguntaram porque eu iniciei o jogo, e não o Son. Mas isso vem do trabalho no dia a dia. Aproveitei a oportunidade que o treinador me deu na semifinal, hoje na final voltei a ser titular e contribuir para a vitória. Parabéns para a equipe. Foi um ano conturbado, mas no final deu tudo certo – disse Richarlison à “Cazé TV”.

você também pode gostar:
Palmeiras alcança 350 jogos sob comando de Abel Ferreira em vitória sobre o Bolívar