Neste domingo, o Maracanã receberá um grande clássico carioca. Flamengo e Botafogo irão se enfrentar pela 9ª rodada do Brasileirão.
Embalados pelos resultados da Libertadores, ambos times brigam pelos 3 pontos. O Flamengo, no campeonato brasileiro, está melhor que o seu rival, no qual encontra-se em 2° lugar. Já o Botafogo, com uma campanha abaixo comparado ao ano passado, está na 10ª colocação no brasileiro.
Com o clima de rivalidade, durante o pré-jogo surgiu uma polêmica sobre a capacidade das duas torcidas no Maracanã. Em maior número, a torcida do Flamengo estará em todos os setores do estádio: Norte, Leste, Oeste e Sul, e a torcida do Botafogo estará apenas no setor Sul, com número mais reduzido em relação ao seu rival.
Por estar apenas no setor Sul, o glorioso teve direito a somente 2 mil ingressos para o jogo. O Botafogo deve fazer o mesmo com a torcida rubro-negra no jogo de returno no Nilton Santos, onde também não há divisão igualitária.
Em questão da segurança, o time alvinegro emitiu uma nota manifestando a sua preocupação com a torcida. A nota emitida foi justamente pelo possível risco de confusão entre os torcedores, ainda mais por estarem em menor número e no mesmo setor de seu rival.
Confira a nota do Botafogo publicada:
“O Botafogo vem a público manifestar o seu posicionamento sobre a segurança, operação e serviço de jogo divulgado para o clássico contra o Flamengo, neste domingo (18), no Maracanã, pela 9ª rodada do Campeonato Brasileiro.”
“1 – O Botafogo manifesta a sua profunda preocupação com a decisão do clube mandante em realizar a venda de ingressos para a sua torcida em um espaço localizado no Setor Sul, o mesmo destinado aos torcedores alvinegros.
2 – O laudo de segurança do Maracanã explicitamente prevê que, em clássicos regionais em que a proporção não seja de 50-50, o Setor C — para o qual o clube mandante está comercializando ingressos desde sexta (16) à noite — deve permanecer fechado. Há 10 anos, desde o novo Maracanã, essa premissa segue em curso. O laudo de segurança é o documento que resume as condições permitidas aos poderes públicos para a realização das partidas no estádio. Este documento está sendo descumprido.
3 – O Botafogo não concorda com essa operação e não assinou qualquer documento que diga o contrário. O Clube solicita que essa decisão seja imediatamente revista e que os órgãos responsáveis, assim como o clube mandante, garantam a segurança dos alvinegros no estádio. Tal medida agrava desnecessariamente o risco à integridade física e ao bem estar dos torcedores do Botafogo.
4 – Com relação à carga disponibilizada para a torcida do Botafogo na partida, o Clube informa que irá destinar o mesmo percentual no jogo do returno.
5 – O Botafogo seguirá vigilante ao cumprimento das regras e à proteção dos interesses do seu maior patrimônio, o seu torcedor. 6 – O Clube vai acionar a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), a FERJ e as autoridades públicas acerca do assunto.”
Saf Botafogo
O clássico carioca será exclusivo da Premiere às 18:30h (horário de Brasília).
Possíveis escalações no Clássico da Rivalidade:
Possível escalação do Flamengo:
Rossi; Wesley, Léo Ortiz, Léo Pereira (Danilo) e Alex Sandro; Evertton Araújo, De La Cruz e Arrascaeta; Luiz Araújo, Michael e Bruno Henrique (Pedro).
Treinador: Filipe Luís
Possível escalação do Botafogo:
John; Vitinho, Jair, David Ricardo e Alex Telles; Gregore, Marlon Freitas e Allan (Nathan Fernandes); Rwan Cruz, Igor Jesus e Cuiabano.
Treinador: Renato Paiva
Ambas as equipes têm problemas de desfalques para o clássico. Para Filipe Luís, o time rubro-negro não contará com o Gerson (suspenso), Pulgar e Plata (lesionados). E para Renato Paiva, a equipe alvinegra não terá Savarino, Artur e Barboza (lesionados).
Retrospecto do Clássico da Rivalidade:
O “Clássico da Rivalidade” tem uma vasta história de rivalidade no Rio de Janeiro. Flamengo e Botafogo já protagonizaram ao todo 351 partidas, no clássico carioca a equipe rubro-negra leva a melhor com mais vitórias sobre o seu rival.
Nestes 351 confrontos com o Botafogo, o Flamengo ganhou 131, sendo, somente no brasileiro, 24 vitórias em 67 jogos. Já o Botafogo, ganhou ao todo 107 partidas sendo 16 vitórias em 67 jogos pelo campeonato brasileiro.
Relembre grandes jogos do Clássico da Rivalidade:

Para o Flamengo, um dos grandes jogos contra o Botafogo foi a decisão do Brasileirão em 1992. Naquela ocasião, o rubro-negro sagrou-se campeão no Maracanã ao vencer o seu rival na final.
A primeira partida foi 3 a 0 para o Flamengo, o segundo jogo foi um empate em 2 a 2. A partida foi marcada pelo show de Júnior no Maracanã, um dos maiores ídolos do Flamengo. O lateral esquerdo foi decisivo na conquista do Penta em 92, com o seu grande desempenho nas duas partidas contra o Botafogo.
Júnior não ficou marcado apenas pela conquista do Brasileiro em 92, mas também pelo golaço de falta que fez na decisão.

Para o Botafogo, uma das grandes partidas contra o Flamengo foi a decisão do Carioca em 2010 no Maracanã. Naquela ocasião, o alvinegro venceu por 2 a 1 e foi campeão estadual em cima de seu rival.
Esse clássico ficou marcado pelo gol do título, quando o uruguaio Loco Abreu fez de cavadinha, anotando um golaço decisivo contra o seu rival.
O que esperar da partida?
Por ser um confronto de alta rivalidade, a partida deverá ser disputada e equilibrada. Apesar do elenco rubro-negro possuir mais qualidade técnica do que o time do glorioso. o Flamengo contará com a qualidade do Arrasceata para sair vitorioso neste duelo e o Botafogo acreditará em seu atacante Igor Jesus para balançar as redes do adversário.
** Horas antes da partida, o Arrascaeata estará de fora do jogo de hoje. Em nota emitida, o Flamengo se pronunciou sobre a ausência do craque uruguaio.
“Por conta do acúmulo de jogos, a fim de preservar a saúde do atleta e tê-lo preparado para os próximos desafios da longa temporada, De Arrascaeta não foi relacionado para a partida deste domingo (18), contra o Botafogo”, disse o Flamengo, em nota oficial.